Médico lança livro sobre terapia nutrológica para autistas

O médico paraibano Alexander L. Gomes de Azevedo, radicado em São Paulo, lança, nesta quinta-feira (16), o livro Terapia Nutrológica para Autistas. O evento será no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa, às 19h30. A programação engloba uma palestra sobre o tema, debate e sessão de autógrafos.

Alexander de Azevedo tem uma história recente com o autismo, porém “intensa”, como ele próprio diz. Segundo ele, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas no Brasil apresentem o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que a grande maioria “não tem um tratamento adequado ou não é tratada, pois além de ser um tratamento caro, ainda existem poucos profissionais que trabalham com esse transtorno”.

Terapia nutrológica

Com um histórico científico e investigativo, o autor entende que o tratamento de qualquer doença deve ter como base a nutrição e o seu interesse por projetos sociais o levou a lançar, em 2016, o Projeto Brasil Nutrido para erradicação de anemia em crianças, principalmente as mais carentes, que estão em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

Todo esse trabalho, o projeto, os resultados e uma série de outros acontecimentos profissionais terminaram por levá-lo ao público autista, e seus hábitos alimentares peculiares e monótonos, sem diversificação de alimentos, algo que pode levar não apenas a anemia por deficiência de ferro, como também a deficiência de outros minerais, de vitaminas e de Ômega-3.

Partindo desse ponto, fez uma grande pesquisa bibliográfica para saber como poderia dar sua contribuição para esse público e como utilizar os melhores tratamentos nutricionais do mundo para melhorar a saúde, os sintomas e a qualidade de vida dessa população, tudo isso com base em evidências científicas. Essa pesquisa o levou a concluir que dá para melhorar, e muito, os sintomas e qualidade de vida do autista com uma terapia nutrológica completa, isso com fulcro na associação terapêutica comportamental, nutrológica e medicamentosa (quando necessário).

O evento de lançamento do livro Terapia Nutrológica para Autistas em João Pessoa tem apoio e participação da Associação de Pais e Amigos do Autista da Paraíba (AMA) e da Associação Paraibana de Autismo (APA).