Alimentação saudável pode prevenir Câncer de Mama

A campanha anual Outubro Rosa serve de incentivo e conscientização para que todas as mulheres façam o autoexame e detectem precocemente a doença, que é a mais comum entre elas no Brasil e no mundo, sendo também um dos que mais matam. Uma forma de prevenção da doença está na alimentação saudável.

“A alimentação é considerada um fator importante em 20 a 50% de todos os casos de câncer. É possível evitar 35% dos casos de câncer apenas alterando a dieta. Foi relatado que a dieta mediterrânea (MD) tem efeito benéfico em termos de prevenção do câncer. Esse padrão alimentar saudável consiste principalmente em alimentos com importantes propriedades antioxidantes, além de um perfil favorável de ácidos graxos (ômega-3), todos associados a um risco reduzido de câncer (Laudisio D, 2019)”, explica o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo.

Segundo Azevedo, alguns alimentos são funcionais para o organismo, funcionando como antioxidantes e prevenindo vários tipos de câncer e outras doenças.

“Os antioxidantes são alimentos que têm como propriedade doar radicais para algumas células/substâncias corporais que estão com radicais livres que são causados por vários tipos de estresses como já comentado, ocasionando problemas de saúde, entre eles o câncer”,  pontua o médico.

Segundo ele, a necessidade de uma alimentação equilibrada, com bastante alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais se fazem imprescindíveis para o combate destes radicais livres e assim consequentemente do câncer.

O médico listou alguns antioxidantes: Vitamina C (frutas cítiricas), Vitamina E (óleos vegetais, grãos e nozes), Vitamina A (alimentos alaranjados, amarelos, vermelhos), Zinco (carnes, lacticínios).

Ainda de acordo com o profissional devem ser evitadas as gorduras saturadas (de animais), e dar preferência ao óleo de peixe e ao azeite de oliva.

A vitamina D
Quanto maior o nível de vitamina D no plasma em uma unidade, menor o risco de câncer de mama.
Estilo de vida sedentário, área reduzida da pele exposta ao sol e baixos níveis séricos de vitamina D podem ser considerados como preditores de risco de câncer de mama. Incentivar a atividade física moderada e o consumo de certos alimentos pode, em parte, diminuir os riscos precipitantes de câncer de mama (Husain NE, 2019).
Husain NE, Suliman AA, Abdelrahman I, et al. Serum vitamin D level, sun-exposed area, dietary factors, and physical activity as predictors of invasive breast cancer risk among Sudanese women: A case-control study. J Family Med Prim Care. 2019;8(5):1706–1714. doi:10.4103/jfmpc.jfmpc_197_19

FONTES DE VITAMINA D

● exposição ao sol (veja como no quadro O sol permitido)
●óleos de fígado de peixe (arenque, bacalhau, salmão, sardinha)
● alimentos lácteos
● azeite de oliva
● cereais e frutas secas
● gemas de ovos
● suplementos vitamínicos (ingerir apenas sob orientação médica).

A manutenção do status adequado de vitaminas e minerais e o monitoramento regular de seus marcadores sanguíneos devem ser incluídos na prevenção do câncer de mama (Nutrients. 2019 Sep 18).

Serum ‘Vitamin-Mineral’ Profiles: Associations with Postmenopausal Breast Cancer Risk Including Dietary Patterns and Supplementation. A Case-Control Study.
Krusinska B, Wadolowska L, Biernacki M, Slowinska MA, Drozdowski M. Nutrients. 2019 Sep 18; 11(9). Epub 2019 Sep 18.

Dicas simples para diminuir o risco de câncer

Algumas recomendações para prevenir o câncer, segundo o American Institute for Cancer Research:

• Mantenha uma dieta rica em alimentos de origem vegetal (frutas e verduras;
• Reduza a quantidade de carnes vermelhas (gorduras saturadas) e aumente a quantidade de peixes que tem boas gorduras (ômega-3).
• Mantenha o peso saudável e pratique atividade física;
• Não fume de maneira alguma.
• Não fume de maneira alguma, e não beba bebidas alcoólicas ou beba quantidades moderadas (recomenda-se, no máximo, duas doses por dia para os homens e uma dose para as mulheres).
• Prepare e guarde os alimentos de forma adequada, evite frituras.