Médico lança livro na Capital sobre Terapia Nutrológica para Autistas

O livro “Terapia Nutrológica para Autistas”, trabalho de fôlego do médico paraibano (Campinense) Alexander L. Gomes de Azevedo, radicado em São Paulo, será lançado no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), no dia 16 de janeiro, às 19h30, com uma programação que engloba uma palestra sobre o tema, debate com os presentes e sessão de autógrafos

As tratativas para o lançamento foram concluídas na semana passada, sob o comando da diretoria do Centro Cultural Ariano Suassuna, com o apoio e participação de duas importantes instituições de apoio ao autista no Estado: a APA – Associação Paraibana de Autismo e a AMA-Associação de Pais e Amigos do Autista da Paraíba. Parte da arrecadação da venda do livro será destinada para fazer suplementação dos autistas ligados à APA ou indicados pela associação.

 O médico Alexander de Azevedo tem uma história recente com o autismo, porém “intensa”, como ele próprio diz. Segundo ele, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas no Brasil apresentem o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que a grande maioria “não tem um tratamento adequado ou não é tratada, pois além de ser um tratamento caro, ainda existem poucos profissionais que trabalham com esse transtorno”.

Com um histórico científico e investigativo, o autor entende que o tratamento de qualquer doença deve ter como base a nutrição e o seu interesse por projetos sociais o levou a lançar, em 2016, o projeto “Brasil Nutrido” para erradicação de anemia em crianças, principalmente as mais carentes, que estão em situação de vulnerabilidade social e nutricional.

Todo esse trabalho, o projeto, os resultados e uma série de outros acontecimentos profissionais terminaram por levá-lo ao público autista, e seus hábitos alimentares peculiares e monótonos, sem diversificação de alimentos, algo que pode levar não apenas a anemia por deficiência de ferro, como também a deficiência de outros minerais, de vitaminas e de Ômega-3.

Partindo desse ponto, fez uma grande pesquisa bibliográfica para saber como poderia dar sua contribuição para esse público e como utilizar os melhores tratamentos nutricionais do mundo para melhorar a saúde, os sintomas e a qualidade de vida dessa população, tudo isso com base em evidências científicas. Essa pesquisa o levou a concluir que dá para melhorar, e muito, os sintomas e qualidade de vida do autista com uma terapia nutrológica completa, isso com fulcro na associação terapêutica comportamental, nutrológica e medicamentosa (quando necessário).

A presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), Hosana Carneiro, que é mãe de uma criança autista, diz que esse será um momento muito especial na vida das famílias que têm pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O Dr. Alexander de Azevedo busca ajudar projetos sociais, pois é uma missão na vida dele. A área médica, infelizmente, atua pouco com autistas. Faltam médicos e profissionais especializados que trabalhem nessa área”, lamenta Hosana Carneiro.

Por outro lado, ela vê o lançamento desse livro como um avanço e a comunidade autista deve prestigiar o evento, uma vez que as famílias precisam desse tipo de orientação. “Como mãe de autista, me enche o coração participar de um evento desse porte. A comunidade autista deve participar em peso e tirar suas dúvidas durante a palestra e o debate, desde os mais carentes até os mais abastados. O médico é bastante acessível. Gostaria de convidar não apenas os pais de pessoas autistas, mas também médicos e especialistas, uma vez que muita gente necessita dos conhecimentos dele. Esse evento vai fazer muita diferença na vida das famílias de pessoas autistas”, acredita a presidente da APA.

ALEXANDER L. GOMES DE AZEVEDO – Natural de Campina Grande, é Doutor em Ciências Biomédicas pela IUNIR – AR, Pós-Doutor em Investigação e Docência Universitária (UNIR-Argentina), Pósgraduado em Medicina Estética pela Universidade John F. Kennedy – Argentina, Pós-graduado em Saúde de Família pela Universidade de São Paulo (USP), autor de 7 livros, entre os quais “As 11 dietas mais famosas do mundo”, “A dieta antiinflamatória”, “Pais inteligentes, filhos saudáveis” e “Método 3D para o emagrecimento & Qualidade de Vida”, tendo trabalhos publicados a exemplo do capítulo “HPLA” do livro “Procedimentos estéticos minimamente invasivos”, “Inflamação crônica e desordem estética”, do livro “Nutrição aplicada à Estética”, além do capítulo “Deficiência de micronutrientes y aniemia en ninõs. Suplementação preventiva com multimicronutrientes nanoencapsulados” do livro “Desafios em docencia e investigación para el nuevo siglo”.

 Serviço:

 Lançamento do livro TERAPIA NUTROLÓGICA PARA AUTISTAS ENTRADA FRANCA

DATA: 16 de janeiro às 19h30

Local: TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO CENTRO CULTURAL ARIANO SUASSUNA

Rua Professor Geraldo Von Sosten, 147, Jaguaribe – João Pessoa PB

Informações: (83) 3208-3546