Com tanta comida boa nas festas de final de ano é comum exagerar na hora de comer. Também tem muita gente que aproveita essas datas comemorativas para consumir muita bebida alcoólica . Depois dessas extravagâncias, problemas como inflamações crônicas, inchaço, desordens digestivas e estresse começam a aparecer e, diante disso, seguir uma dieta desintoxicante ajuda a limpar o organismo.
Exagerar nas festas de final de ano é algo bem comum, então uma dieta desintoxicante é indicado para “limpar” o organismo
Se você exagerou, o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo diz que o ideal é apostar em uma dieta desintoxicante com um cardápio de baixo índice glicêmico, pois, dessa forma, você vai conseguir fazer aquela faxina no organismo e eliminar todas as toxinas.
“Quando feita cuidadosamente e com a orientação de um profissional, a dieta detox pode trazer muitos benefícios para a saúde, como a sensação de rejuvenescimento em todos os níveis, diminuição de inchaços, melhora na qualidade do sono e memória e aumento de energia”, explica Azevedo.
O nutrólogo ressalta que é muito importante manter uma dieta saudável , mas as mudanças devem acontecer gradativamente, com adaptações que sejam criativas e não totalmente restritivas. Caso contrário, você não sentirá prazer em comer e isso fará com que desista com facilidade da dieta .
Caso esteja sofrendo com os excessos das festas de fim de ano, confira um cardápio elaborado pelo especialista que ajuda a neutralizar todos os exageros:
Desjejum
Colação/ intervalo
Almoço
Jantar
Ceia
Leia também: Estudo mostra o melhor exercício para queimar calorias e como potencializá-lo
Seguir essa dieta desintoxicante vai ser útil nesses dias pós-festas. Entretanto, se quiser apostar em uma dieta saudável para o próximo ano, o indicado é procurar um especialista para que ele possa montar um cardápio de acordo com as suas características e necessidades.