Carnaval: Médico dá dicas de comidas para encarar os blocos

Com a chegada do carnaval, a galera já começa a fazer a lista de blocos e preparar as fantasias para cair na folia. Mas para aguentar a maratona dos bloquinhos é importante ficar atento a quais alimentos consumir para ter energia de sobra em toda a programação.

Pensando nisso, o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo dá dicas do que comer nesta época do ano. “Alimentação no carnaval deve ser leve e nutritiva para aguentar o ritmo de quase uma semana de festa. As refeições nesses dias devem ser completas e não podem deixar de existir. Antes de cair na folia açaí com banana e granola é uma ótima opção. Caso esteja no horário do almoço: frango e peixe gralhado (pouca quantidade) com legumes e verduras à vontade. Macarrão e arroz (de preferência integral) também são bem vindos”, ensina o médico.

E entre um bloco e outro é importante não deixar de se alimentar e se hidratar. “Uma ótima opção é amendoim, castanhas ou uma fruta: banana, maçã, pera, laranja”, indica o profissional, que continua: “Quem for ingerir bebida alcoólica, é fundamental intercalar com água, isotônico (não exagerar) ou água de coco”, ensina Azevedo.

E se a ideia é curtir os blocos, sem medo de passar mal, a dica evitar alguns tipos de comida. “Fuja de comidas gordurosas, ou seja, frituras, empanados, gorduras de carne e frango e embutidos, que possuem uma digestão mais lenta e roubam a sua energia. Resultado: corpo cansado e indisposto e ainda o risco de ganhar alguns quilos na balança”, diz o nutrólogo.